segunda-feira, 16 de abril de 2012

Romantismo - as questões serão feitas na sala de aula 19/04/2012

ROMANTISMO

01. (FUVEST) Assinale a alternativa que só contém características românticas:

A)Fusionismo – dualismo – sentido dilemático da vida – oposições, paradoxos e antítese – metaforização.
B)Simplicidade – bucolismo – pastoralismo – relacionalismo – “poesia de gramática”
C)Sentimentalismo – valorização da natureza – religiosidade – egocentrismo – miscigenação dos gêneros literários – metaforização.
D)Formalismo – temas greco-latinos e patrióticos – preferências pelas formas fixas e versos alexandrinos – impassibilidade – denotação – descritivismo.
E)Musicalidade – sinestesia – sugestão – não-separação de sujeito e objeto – metaforização – fusão de concreto + abstrato.

02. (PUC-RJ) Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde às características do Romantismo:

A)Ocorre a superação das normas literárias construtoras e negação da concepção tradicional de poesia.
B)Movimento que dá origem a políticas conservadoras, bem como ao nacionalismo.
C)O homem manipula e domina a natureza, não mais a obedece.
D)Desvaloriza a expressividade da alma, ocorrendo a primazia da obra (objeto) sobre o indivíduo (criador).
E)Insere-se no momento histórico em que o homem adquire a ideia de liberdade.

03. (ITA-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Romantismo:

A)Valorização do eu. O assunto passa a ser manifestado a partir do artista, que traz à tona o seu mundo interior, com plena liberdade.
B)Literatura multifacetada: valorização da palavra e do ritmo: temática humana e universal.
C)Literatura intrinsecamente brasileira; linguagem direta, coloquial, regras gramaticais, imagens diretas; inspiradas a partir da burguesia da civilização industrial, da máquina e do cientificismo.
D)Literatura que busca inspiração no subconsciente, nas regiões inexploradas da alma: para isso, usa meios indiretos a fim de sugerir ou representar as sensações; funde figura, música e cor.
E)Literatura que visa à perfeição da forma, à objetividade, ao equilíbrio, à perfeição absoluta da linguagem; prefere os temas novos e exóticos.

04. (UFU-MG) Existem diferenças básicas entre a paisagem retratada pelos árcades e a paisagem retratada pelos românticos. Escolha a alternativa correta que define essas duas paisagens:

A)A paisagem romântica é amena e monótona e a paisagem árcade é sempre graciosa e fulgurante.
B)A paisagem árcade é bucólica e a paisagem romântica é ainda mais bucólica, devido aos exageros do eu lírico.
C)A paisagem romântica reflete os sentimentos do eu lírico, enquanto a paisagem árcade é harmoniosa.
D)A paisagem árcade é mais visual enquanto a paisagem romântica só é perceptível através da leitura.
E)A paisagem romântica é rebuscada e emotiva enquanto a paisagem árcade reflete os sentimentos de um eu lírico impassível e objetivo.

05. (CESGRANRIO/2007) Assinale a opção em que todos os elementos caracterizam a poesia romântica brasileira, respectivamente, em suas três gerações ou fases:

A)Nacionalismo, autocompaixão, ambiência lúgubre.
B)Indianismo, melancolia, preocupação social.
C)Preocupação formal, subjetivismo, morbidez acentuada.
D)Imaginação criadora, engajamento político, inspiração clássica.
E)Natureza, pessimismo, cientificismo.

06. (UERS/2008) Considere as seguintes afirmações sobre a poesia romântica brasileira.

I.A poesia romântica brasileira é inaugurada com um forte apelo nacionalista. O índio, elemento primitivo de nossa cultura, será o substituto nacional para o cavaleiro medieval europeu, que, no Velho Mundo, exerceu no Romantismo a função de exemplo do típico libertino e devasso.
II.A natureza brasileira encontra um lugar privilegiado no momento romântico de nossas letras. Seu exotismo e sua fartura estão presentes em inúmeras obras românticas: os autores desse período procuraram valorizar as cores nacionais, tudo o que era típico do Brasil: a natureza, o nativo, o pitoresco, ou seja, aquilo que era gracioso e original.
III.Tradicionalmente são apontadas três gerações de escritores românticos de poesia. A primeira geração é a nacionalista, indianista e religiosa. Nela se destacam os poetas Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. A segunda geração é marcada pelo “mal-do-século” apresenta o egocentrismo exacerbado, o pessimismo, o satanismo e a atração pela morte. Seus principais representantes são os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. A terceira geração é formada pelo grupo condoreiro e desenvolve uma poesia de cunho político e social. A maior expressão desse grupo é Castro Alves.

Quais estão corretas?

A)Apenas I.
B)Apenas I e II.
C)Apenas II e III.
D)Apenas I e III.
E)I, II e III.

07. (UESPI/20008) Representante máximo do ultra-romantismo, Álvares de Azevedo escreveu não só poemas, mas também teatro e prosa narrativa – é o caso de Noite na Taverna. Sobre esse livro e seu autor, assinale a alternativa correta.

A)Trata-se de um romance em que o protagonista é um típico herói romântico, sentimental e melancólico.
B)Essa prosa é toda construída num clima de sonho e de delírio, ressaltando-se a dimensão fantástica tão cara aos byronianos.
C)Como era próprio à arte romântica, os personagens dessa obra expressam a crença nos valores sociais, morais e religiosos, alicerces de uma cultura civilizada.
D)Todos os personagens perseguem o amor sensual e o gozo físico, constituindo essa ação o motor do enredo em Noite na Taverna, cujo desfecho aponta para a satisfação de todos os rapazes da história.
E)Pelo estilo de crônica que assume a prosa em Noite na Taverna, pode-se classificá-la como pré-realista, como foram os romances Senhora, de Alencar, e Memórias de um Sargento de Milícias, de Almeida.

08. (UFRS) Considere as seguintes afirmações:

I.Pode-se afirmar que o romantismo brasileiro foi a manifestação artística que mais bem expressou o sentimento nacionalista desenvolvido com a independência do país.
II.Os romancistas românticos, preocupados com a formação de uma literatura que expressasse a cor local, criaram romances considerados regionais, mais pela temática do que pela linguagem.
III.A tendência indianismo do romantismo brasileiro tinha como objetivo a desmistificação do papel do índio na história do Brasil desde a colonização.

Quais estão corretas?

A)Apenas I
B)Apenas II
C)Apenas I e II
D)Apenas I e III
E)I, II e III

09. (ESPCEX)

“O incêndio – leão ruivo, ensanguentado,
A juba, a crina atira desgrenhado
Aos pampeiros dos céus!...
Travou-se o pugilato... e o cedro tomba...
Queimado..., retorcendo na hecatomba
Os braços para Deus.
A queimada! A queimada é uma fornalha!
A irara – pula o tapir!
... E às vezes sobre o cume de um rochedo
A corsa e o tigre – náufragos do medo –
Vão trêmulos se unir!”

Esse fragmento de poema apresenta características literárias da poesia:
A)Romântica condoreira, pela humanização da natureza, incontinência verbal, e pela presença de hipérboles e metáforas, com imagens grandiosas.
B)Ultrarromântica, pelo tom suave e melancólico com que descreve a destruição da natureza, descambando para o medo, o pessimismo e a melancolia.
C)Barroca, pelo jogo de metáforas, encadeadas através de antíteses e paradoxos, retratando conflito, dúvida, incerteza, ódio e religiosidade.
D)Arcádica, pelo descritivismo, pela objetividade, ausência de emoção, e pela identificação entre sentimentos do poeta e a natureza.
E)Da primeira fase romântica brasileira, quando se une a exaltação da natureza, sentimentalismo e religiosidade, através de uma linguagem acessível, conforme a simplicidade do tema.

10. (UEL-PR/2006)

“Mulher do meu amor! Quando aos meus beijos
treme a tua alma, como a lira ao vento,
das teclas de teu seio que harmonias,
que escalas de suspiros, bebo atento;”(...)


A franqueza com que Castro Alves exprime seus desejos em relação à mulher amada, como acima se vê, permite afirmar que:

A)O seu sentimentalismo amoroso é adulto, no sentido de que percorre a gama completa da carne e do espírito.
B)Seus poemas falam de amores não realizados, na medida em que a mulher é idealizada ao extremo.
C)O tédio existencial da segunda geração romântica, de que é típico representante, explica a sua concepção do amor aliado à morte.
D)A plenitude amorosa não é seu objetivo, pois preocupam-no unicamente problemas sociais.
E)O ressentimento que envolve seu espírito impregna de aspectos negativos tudo o que o rodeia, inclusive a mulher.

11. (PUC-RS) Dentro do Romantismo brasileiro, o regionalismo foi um tema que representou o golpe mais vigoroso desferido contra a literatura de modelos portugueses.

Aponte a alternativa em que todos os autores tiveram ligação com este tema romântico:

A)Visconde de Taunay / Bernardo Guimarães / José de Alencar
B)José de Alencar / Joaquim Manoel de Macedo / Manoel Antônio de Almeida
C)Franklin Távora / Visconde de Taunay / Álvares de Azevedo
D)Gonçalves Dias / Bernardo Guimarães / Joaquim Manoel de Macedo
E)Martins Pena / Casimiro de Abreu / Fagundes Varela

12. (ESPCEX)

I-Martins Pena foi, no teatro romântico brasileiro, o nosso primeiro autor popular, escrevendo comédias de costumes.
II-Manuel Antônio de Almeida é um autor de destaque do Romantismo brasileiro, por ter caracterizado muito bem o herói romântico, verdadeiro modelo de virtudes.
III-Júlio Diniz é um dos mais importantes autores do Romantismo português, explorando essencialmente a linha do romance histórico.
IV-Franklin Távora, dentro do Romantismo brasileiro, enquadra-se na linha regionalista, ambientando sua obra no Nordeste.

Em relação às afirmações acima, estão corretas:

A)I e II
B)II e III
C)III e IV
D)I e IV
E)I, II e III

13. (UFPE/2004) Indique a alternativa INCORRETA:

A)Alexandre Herculano, autor da primeira geração romântica, escreveu romances históricos ambientados na Idade Média.
B)Almeida Garrett iniciou o Romantismo português com a publicação do poema Camões.
C)A ação da peça Frei Luís de Sousa aproveita o filão temático do sebastianismo, desenvolvido após a batalha de Alcácer-Quibir (1578).
D)A extensa obra novelística de Camilo Castelo Branco pertence, sobretudo, à segunda geração romântica, mas, evoluindo no tempo, adere aos modos da terceira geração e até do Realismo.
E)As obras de Júlio Dinis, sobretudo As pupilas do senhor reitor, são bons exemplos dos exagerados sentimentais do Ultrarromantismo.

14. (PUC-SP/2008) Na poesia como na prosa do Romantismo, ocorre a idealização da figura do índio, o que se pode observar em alguns dos poemas de Gonçalves Dias ou no romance Iracema, de José de Alencar. Tal idealização atende ao seguinte compromisso desses autores:

A)enaltecimento dos padrões aristocráticos de conduta, comprometidos com os desdobramentos da luta popular pela Independência.
B)exaltação das virtudes naturais dos indígenas, interpretadas num código que as identificava com a coragem e a fidalguia cavalheirescas.
C)culto da simplicidade e da modéstia, vistas como bases morais inspiradoras para o desenvolvimento da vida burguesa.
D)condenação do processo colonial, responsável pela descaracterização da cultura indígena e dos valores populares.
E)valorização do lendário e do folclórico, tomados como inspiradores de uma arte nacional de estilo primitivista.

15. (EAD-UFPI/2009) Assinale a alternativa inteiramente correta acerca de Inocência (1872), romance de (1) ___, que faz parte da movimentação (2) ___ e se passa em um cenário (3)___.

A)(1) Joaquim Manuel de Macedo; (2) realista do Romantismo; (3) urbano, na cidade do Rio de Janeiro, por volta de 1880.
B)(1) José de Alencar; (2) romântica; (3) urbano, no Rio de Janeiro do século XVIII.
C)(1) Bernardo Guimarães; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) idílico, sertanejo, no interior de São Paulo, por volta de 1860.
D)(1) Alfredo D’Escragnolle Taunay; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) idílico, sertanejo, no interior do Mato Grosso, por volta de 1860.
E)(1) Franklin Távora; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) urbano, na cidade do Recife.

16. (AESPI/2006.1) Sobre o romance romântico no Brasil, é INCORRETO afirmar que:

A)Suas características mais marcantes foram a profundidade psicológica e a análise crítica dos costumes da sociedade contemporânea.
B)Correspondeu, em grande parte, ao gosto da burguesia, a classe em ascensão no período, menos afeita às epopéias clássicas.
C)Se desenvolveu frequentemente sob a forma do folhetim, texto publicado nos jornais em capítulos, baseado em enredos de complicação sentimental, aventuras e intenção moralizante.
D)Teve nuances regionalistas, urbanas e passadistas, que, apoiadas no propósito de afirmação da nacionalidade, se exprimiram na exaltação da paisagem e dos costumes brasileiros.
E)Inclui obras como A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, Inocência, de Visconde de Taunay, O Seminarista, de Bernardo Guimarães, e O Guarani, de José de Alencar.

17. (ARL) Trata-se do último grande poeta romântico, e que foi um renovador da lírica brasileira. O erótico passa a ser uma das vertentes de sua poesia onde a mulher e Amor são tratados de forma realista e concreta. Por outro lado, volta-se para o social denunciando a realidade para a nação com versos abolicionistas fortes e linguagem repleta de exclamações e reticências. Estamos falando de:

A)Gonçalves Dias.
B)Álvares de Azevedo.
C)Casimiro de Abreu.
D)Castro Alves.
E)Sousândrade.











8 comentários:

  1. tem como envia as resposta para meu e-mail agradeço marlonn_reis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Preciso urgente desse gabarito, será possível? Tatynha1998@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. preciso urgente do gabarito me manda por e-mail se possivel amandabsence@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Preciso das respostas da 1,2,10,13 URGENTE

    ResponderExcluir
  5. Preciso das respostas da 1,2,10,13 URGENTE

    ResponderExcluir
  6. Preciso das respostas da 1,2,10,13 URGENTE

    ResponderExcluir
  7. Preciso das resposta 10 e 17, por favor.

    ResponderExcluir