quinta-feira, 29 de março de 2012

Trovadorismo - resumo


Trovadorismo - sec XII -XIX

era medieval - Portugal

Cantigas lirico-amorosas e satíricas

Cancioneiro da Ajuda da Vaticana e da biblioteca nacional

As cantigas ou trovas deram nome ao primeiro período da literatura portuguesa, trovadorismo.

trovas - eram os poemas musicados compostos pelos trovadores eram apresentados em castelos e vilas da idade media, acompanhados por instrumentos musicais.

trovador - era sempre da nobreza, ela sabia cantar, compor e tocar lira, alaúde, flauta.

jogral - era da camada popular, cantava e sabia compor mas a sua posição social era inferior a do trovador.

menestrel - era um musico que se apresentava nas cortes e nas festas populares.

marco inicial do Trovadorismo - cantiga a Ribeirinha (1189 ou 1198) composta em galego-portugues.

Contexto historico

o reino de portugal sob liderança de D.Afonso Henriques.

poder economico - feudalismo -

hierarquia - nobreza e clero - servos trabalhavam na agricultura

todos os moradores pagavam do feudo eram vassalos e pagavam pesados tributos ao senhor feudal.

a igreja exigia obediencia as suas normas e determinações e impôs a visão teocêntrica (ver o mundo como a vontade de Deus, ele é o centro de tudo e criador do homem como cópia imperfeita e por isso deve submissão para alcançar a vida eterna) 

produção literária:

cantigas (porque os ritmos e as melodias dos versos facilitavam a memorização)

novelas de cavalaria:trata-se de relatos vivido por individuos corajososos, herois e leais.

A demanda do Santo Graal e Amadis de Gaula.

na idade média houve tres ciclos - o ciclo clássico (sobre herois da antiguidade grego-latina

o ciclo arturiano ou bretão - corte do rei Artur

A POESIA LÍRICA:Cantigas de Amor –

o eu-lírico masculino,que se declara a mulher amada, tratando a de "mia dona" oum "mia-senhor", fala do triste lamento de uma declaração de amor não correspondida, o trovador mantem em sigilo o nome da dama porque ela pertence a uma classe social diferente da dele e ela é casada.

lendo hoje uma cantiga de amor ela pode parecer monótona e repetitiva, mas naquele tempo ela era associada a uma música.

estrutura:

As estrofes têm o mesmo número de versos (2 a 5).

muitas vezes estribilho ou refrão(repetição de um ou dois versos no final de cada estrofe)

a métrica e o ritmo são bem marcados os versos terminam em rimas.

nem sempre é possível identificar os recursos poéticos das cantigas, devido as diferenças entre a lingua portuguesa da época e de hoje.

Cantiga de amigo

passa-se no ambiente popular, retrata a vida do povo.

e eu-lirico feminino, o trovador assume a voz de uma mulher que sente falta de um amigo, que normalmente partiu para a guerra ou expedição, em outras mostra a expectativa da volta do amado(conversa entre mãe e amigas), dialogo com elementos da natureza,comoa as ondas, flores e pinheiros.

Estrutura

e a mesma da cantiga de amor, acrescentado o paralelismo (repetições de palavras ou expressões em versos seguintes.

POESIA SATÍRICA

Podia ser escrita em prosa ou verso

A fim de provar risos a custa dos outros o poeta critica o comportamento dos individuos de todas as classes sociais.Usavam  linguagem  baixo com palavrões e gírias e palavras e expressoes de duplo sentido.

Maldizer – refere-se a fatos ou ações comprometedoras e com vocabulario obsceno, aponta diretamente o nome da pessoa que inspirou a sátira, a corrupcão e o adulterio são assuntos presentes nesse tipo de cantiga.

Escarnio – ela é leve, não diz o nome da pessoa critica a ganancia, o exibicionismo ou a ingenuo.

Trovadorismo - sec XII -XIX

era medieval - Portugal

Cantigas lirico-amorosas e satíricas

Cancioneiro da Ajuda da Vaticana e da biblioteca nacional

As cantigas ou trovas deram nome ao primeiro período da literatura portuguesa, trovadorismo.

trovas - eram os poemas musicados compostos pelos trovadores eram apresentados em castelos e vilas da idade media, acompanhados por instrumentos musicais.

trovador - era sempre da nobreza, ela sabia cantar, compor e tocar lira, alaúde, flauta.

jogral - era da camada popular, cantava e sabia compor mas a sua posição social era inferior a do trovador.

menestrel - era um musico que se apresentava nas cortes e nas festas populares.

marco inicial do Trovadorismo - cantiga a Ribeirinha (1189 ou 1198) composta em galego-portugues.

Contexto historico

o reino de portugal sob liderança de D.Afonso Henriques.

poder economico - feudalismo -

hierarquia - nobreza e clero - servos trabalhavam na agricultura

todos os moradores pagavam do feudo eram vassalos e pagavam pesados tributos ao senhor feudal.

a igreja exigia obediencia as suas normas e determinações e impôs a visão teocêntrica (ver o mundo como a vontade de Deus, ele é o centro de tudo e criador do homem como cópia imperfeita e por isso deve submissão para alcançar a vida eterna) 

produção literária:

cantigas (porque os ritmos e as melodias dos versos facilitavam a memorização)

novelas de cavalaria:trata-se de relatos vivido por individuos corajososos, herois e leais.

A demanda do Santo Graal e Amadis de Gaula.

na idade média houve tres ciclos - o ciclo clássico (sobre herois da antiguidade grego-latina

o ciclo arturiano ou bretão - corte do rei Artur

A POESIA LÍRICA:Cantigas de Amor –

o eu-lírico masculino,que se declara a mulher amada, tratando a de "mia dona" oum "mia-senhor", fala do triste lamento de uma declaração de amor não correspondida, o trovador mantem em sigilo o nome da dama porque ela pertence a uma classe social diferente da dele e ela é casada.

lendo hoje uma cantiga de amor ela pode parecer monótona e repetitiva, mas naquele tempo ela era associada a uma música.

estrutura:

As estrofes têm o mesmo número de versos (2 a 5).

muitas vezes estribilho ou refrão(repetição de um ou dois versos no final de cada estrofe)

a métrica e o ritmo são bem marcados os versos terminam em rimas.

nem sempre é possível identificar os recursos poéticos das cantigas, devido as diferenças entre a lingua portuguesa da época e de hoje.

Cantiga de amigo

passa-se no ambiente popular, retrata a vida do povo.

e eu-lirico feminino, o trovador assume a voz de uma mulher que sente falta de um amigo, que normalmente partiu para a guerra ou expedição, em outras mostra a expectativa da volta do amado(conversa entre mãe e amigas), dialogo com elementos da natureza,comoa as ondas, flores e pinheiros.

Estrutura

e a mesma da cantiga de amor, acrescentado o paralelismo (repetições de palavras ou expressões em versos seguintes.

POESIA SATÍRICA

Podia ser escrita em prosa ou verso

A fim de provar risos a custa dos outros o poeta critica o comportamento dos individuos de todas as classes sociais.Usavam  linguagem  baixo com palavrões e gírias e palavras e expressoes de duplo sentido.

Maldizer – refere-se a fatos ou ações comprometedoras e com vocabulario obsceno, aponta diretamente o nome da pessoa que inspirou a sátira, a corrupcão e o adulterio são assuntos presentes nesse tipo de cantiga.

Escarnio – ela é leve, não diz o nome da pessoa critica a ganancia, o exibicionismo ou a ingenuo.

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