01. (FUVEST) Assinale a alternativa que só contém características românticas:
A)Fusionismo – dualismo – sentido dilemático da vida – oposições, paradoxos e antítese – metaforização.
B)Simplicidade – bucolismo – pastoralismo – relacionalismo – “poesia de gramática”
C)Sentimentalismo – valorização da natureza – religiosidade – egocentrismo – miscigenação dos gêneros literários – metaforização.
D)Formalismo – temas greco-latinos e patrióticos – preferências pelas formas fixas e versos alexandrinos – impassibilidade – denotação – descritivismo.
E)Musicalidade – sinestesia – sugestão – não-separação de sujeito e objeto – metaforização – fusão de concreto + abstrato.
02. (PUC-RJ) Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde às características do Romantismo:
A)Ocorre a superação das normas literárias construtoras e negação da concepção tradicional de poesia.
B)Movimento que dá origem a políticas conservadoras, bem como ao nacionalismo.
C)O homem manipula e domina a natureza, não mais a obedece.
D)Desvaloriza a expressividade da alma, ocorrendo a primazia da obra (objeto) sobre o indivíduo (criador).
E)Insere-se no momento histórico em que o homem adquire a ideia de liberdade.
03. (ITA-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Romantismo:
A)Valorização do eu. O assunto passa a ser manifestado a partir do artista, que traz à tona o seu mundo interior, com plena liberdade.
B)Literatura multifacetada: valorização da palavra e do ritmo: temática humana e universal.
C)Literatura intrinsecamente brasileira; linguagem direta, coloquial, regras gramaticais, imagens diretas; inspiradas a partir da burguesia da civilização industrial, da máquina e do cientificismo.
D)Literatura que busca inspiração no subconsciente, nas regiões inexploradas da alma: para isso, usa meios indiretos a fim de sugerir ou representar as sensações; funde figura, música e cor.
E)Literatura que visa à perfeição da forma, à objetividade, ao equilíbrio, à perfeição absoluta da linguagem; prefere os temas novos e exóticos.
04. (UFU-MG) Existem diferenças básicas entre a paisagem retratada pelos árcades e a paisagem retratada pelos românticos. Escolha a alternativa correta que define essas duas paisagens:
A)A paisagem romântica é amena e monótona e a paisagem árcade é sempre graciosa e fulgurante.
B)A paisagem árcade é bucólica e a paisagem romântica é ainda mais bucólica, devido aos exageros do eu lírico.
C)A paisagem romântica reflete os sentimentos do eu lírico, enquanto a paisagem árcade é harmoniosa.
D)A paisagem árcade é mais visual enquanto a paisagem romântica só é perceptível através da leitura.
E)A paisagem romântica é rebuscada e emotiva enquanto a paisagem árcade reflete os sentimentos de um eu lírico impassível e objetivo.
05. (CESGRANRIO/2007) Assinale a opção em que todos os elementos caracterizam a poesia romântica brasileira, respectivamente, em suas três gerações ou fases:
A)Nacionalismo, autocompaixão, ambiência lúgubre.
B)Indianismo, melancolia, preocupação social.
C)Preocupação formal, subjetivismo, morbidez acentuada.
D)Imaginação criadora, engajamento político, inspiração clássica.
E)Natureza, pessimismo, cientificismo.
06. (UERS/2008) Considere as seguintes afirmações sobre a poesia romântica brasileira.
I.A poesia romântica brasileira é inaugurada com um forte apelo nacionalista. O índio, elemento primitivo de nossa cultura, será o substituto nacional para o cavaleiro medieval europeu, que, no Velho Mundo, exerceu no Romantismo a função de exemplo do típico libertino e devasso.
II.A natureza brasileira encontra um lugar privilegiado no momento romântico de nossas letras. Seu exotismo e sua fartura estão presentes em inúmeras obras românticas: os autores desse período procuraram valorizar as cores nacionais, tudo o que era típico do Brasil: a natureza, o nativo, o pitoresco, ou seja, aquilo que era gracioso e original.
III.Tradicionalmente são apontadas três gerações de escritores românticos de poesia. A primeira geração é a nacionalista, indianista e religiosa. Nela se destacam os poetas Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. A segunda geração é marcada pelo “mal-do-século” apresenta o egocentrismo exacerbado, o pessimismo, o satanismo e a atração pela morte. Seus principais representantes são os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. A terceira geração é formada pelo grupo condoreiro e desenvolve uma poesia de cunho político e social. A maior expressão desse grupo é Castro Alves.
Quais estão corretas?
A)Apenas I.
B)Apenas I e II.
C)Apenas II e III.
D)Apenas I e III.
E)I, II e III.
07. (UESPI/20008) Representante máximo do ultra-romantismo, Álvares de Azevedo escreveu não só poemas, mas também teatro e prosa narrativa – é o caso de Noite na Taverna. Sobre esse livro e seu autor, assinale a alternativa correta.
A)Trata-se de um romance em que o protagonista é um típico herói romântico, sentimental e melancólico.
B)Essa prosa é toda construída num clima de sonho e de delírio, ressaltando-se a dimensão fantástica tão cara aos byronianos.
C)Como era próprio à arte romântica, os personagens dessa obra expressam a crença nos valores sociais, morais e religiosos, alicerces de uma cultura civilizada.
D)Todos os personagens perseguem o amor sensual e o gozo físico, constituindo essa ação o motor do enredo em Noite na Taverna, cujo desfecho aponta para a satisfação de todos os rapazes da história.
E)Pelo estilo de crônica que assume a prosa em Noite na Taverna, pode-se classificá-la como pré-realista, como foram os romances Senhora, de Alencar, e Memórias de um Sargento de Milícias, de Almeida.
08.
(UFRS) Considere as seguintes afirmações:
I.Pode-se afirmar que o romantismo brasileiro foi a manifestação artística que mais bem expressou o sentimento nacionalista desenvolvido com a independência do país.
II.Os romancistas românticos, preocupados com a formação de uma literatura que expressasse a cor local, criaram romances considerados regionais, mais pela temática do que pela linguagem.
III.A tendência indianismo do romantismo brasileiro tinha como objetivo a desmistificação do papel do índio na história do Brasil desde a colonização.
Quais estão corretas?
A)Apenas I
B)Apenas II
C)Apenas I e II
D)Apenas I e III
E)I, II e III
09. (ESPCEX)
“O incêndio – leão ruivo, ensanguentado,
A juba, a crina atira desgrenhado
Aos pampeiros dos céus!...
Travou-se o pugilato... e o cedro tomba...
Queimado..., retorcendo na hecatomba
Os braços para Deus.
A queimada! A queimada é uma fornalha!
A irara – pula o tapir!
... E às vezes sobre o cume de um rochedo
A corsa e o tigre – náufragos do medo –
Vão trêmulos se unir!”
Esse fragmento de poema apresenta características literárias da poesia:
A)Romântica condoreira, pela humanização da natureza, incontinência verbal, e pela presença de hipérboles e metáforas, com imagens grandiosas.
B)Ultrarromântica, pelo tom suave e melancólico com que descreve a destruição da natureza, descambando para o medo, o pessimismo e a melancolia.
C)Barroca, pelo jogo de metáforas, encadeadas através de antíteses e paradoxos, retratando conflito, dúvida, incerteza, ódio e religiosidade.
D)Arcádica, pelo descritivismo, pela objetividade, ausência de emoção, e pela identificação entre sentimentos do poeta e a natureza.
E)Da primeira fase romântica brasileira, quando se une a exaltação da natureza, sentimentalismo e religiosidade, através de uma linguagem acessível, conforme a simplicidade do tema.
10. (UEL-PR/2006)
“Mulher do meu amor! Quando aos meus beijos
treme a tua alma, como a lira ao vento,
das teclas de teu seio que harmonias,
que escalas de suspiros, bebo atento;”(...)
A franqueza com que Castro Alves exprime seus desejos em relação à mulher amada, como acima se vê, permite afirmar que:
A)O seu sentimentalismo amoroso é adulto, no sentido de que percorre a gama completa da carne e do espírito.
B)Seus poemas falam de amores não realizados, na medida em que a mulher é idealizada ao extremo.
C)O tédio existencial da segunda geração romântica, de que é típico representante, explica a sua concepção do amor aliado à morte.
D)A plenitude amorosa não é seu objetivo, pois preocupam-no unicamente problemas sociais.
E)O ressentimento que envolve seu espírito impregna de aspectos negativos tudo o que o rodeia, inclusive a mulher.
11. (PUC-RS) Dentro do Romantismo brasileiro, o regionalismo foi um tema que representou o golpe mais vigoroso desferido contra a literatura de modelos portugueses.
Aponte a alternativa em que todos os autores tiveram ligação com este tema romântico:
A)Visconde de Taunay / Bernardo Guimarães / José de Alencar
B)José de Alencar / Joaquim Manoel de Macedo / Manoel Antônio de Almeida
C)Franklin Távora / Visconde de Taunay / Álvares de Azevedo
D)Gonçalves Dias / Bernardo Guimarães / Joaquim Manoel de Macedo
E)Martins Pena / Casimiro de Abreu / Fagundes Varela
12. (ESPCEX)
I-Martins Pena foi, no teatro romântico brasileiro, o nosso primeiro autor popular, escrevendo comédias de costumes.
II-Manuel Antônio de Almeida é um autor de destaque do Romantismo brasileiro, por ter caracterizado muito bem o herói romântico, verdadeiro modelo de virtudes.
III-Júlio Diniz é um dos mais importantes autores do Romantismo português, explorando essencialmente a linha do romance histórico.
IV-Franklin Távora, dentro do Romantismo brasileiro, enquadra-se na linha regionalista, ambientando sua obra no Nordeste.
Em relação às afirmações acima, estão corretas:
A)I e II
B)II e III
C)III e IV
D)I e IV
E)I, II e III
13. (UFPE/2004) Indique a alternativa INCORRETA:
A)Alexandre Herculano, autor da primeira geração romântica, escreveu romances históricos ambientados na Idade Média.
B)Almeida Garrett iniciou o Romantismo português com a publicação do poema Camões.
C)A ação da peça Frei Luís de Sousa aproveita o filão temático do sebastianismo, desenvolvido após a batalha de Alcácer-Quibir (1578).
D)A extensa obra novelística de Camilo Castelo Branco pertence, sobretudo, à segunda geração romântica, mas, evoluindo no tempo, adere aos modos da terceira geração e até do Realismo.
E)As obras de Júlio Dinis, sobretudo As pupilas do senhor reitor, são bons exemplos dos exagerados sentimentais do Ultrarromantismo.
14. (PUC-SP/2008) Na poesia como na prosa do Romantismo, ocorre a idealização da figura do índio, o que se pode observar em alguns dos poemas de Gonçalves Dias ou no romance Iracema, de José de Alencar. Tal idealização atende ao seguinte compromisso desses autores:
A)enaltecimento dos padrões aristocráticos de conduta, comprometidos com os desdobramentos da luta popular pela Independência.
B)exaltação das virtudes naturais dos indígenas, interpretadas num código que as identificava com a coragem e a fidalguia cavalheirescas.
C)culto da simplicidade e da modéstia, vistas como bases morais inspiradoras para o desenvolvimento da vida burguesa.
D)condenação do processo colonial, responsável pela descaracterização da cultura indígena e dos valores populares.
E)valorização do lendário e do folclórico, tomados como inspiradores de uma arte nacional de estilo primitivista.
15. (EAD-UFPI/2009) Assinale a alternativa inteiramente correta acerca de Inocência (1872), romance de (1) ___, que faz parte da movimentação (2) ___ e se passa em um cenário (3)___.
A)(1) Joaquim Manuel de Macedo; (2) realista do Romantismo; (3) urbano, na cidade do Rio de Janeiro, por volta de 1880.
B)(1) José de Alencar; (2) romântica; (3) urbano, no Rio de Janeiro do século XVIII.
C)(1) Bernardo Guimarães; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) idílico, sertanejo, no interior de São Paulo, por volta de 1860.
D)(1) Alfredo D’Escragnolle Taunay; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) idílico, sertanejo, no interior do Mato Grosso, por volta de 1860.
E)(1) Franklin Távora; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) urbano, na cidade do Recife.
16. (AESPI/2006.1) Sobre o romance romântico no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
A)Suas características mais marcantes foram a profundidade psicológica e a análise crítica dos costumes da sociedade contemporânea.
B)Correspondeu, em grande parte, ao gosto da burguesia, a classe em ascensão no período, menos afeita às epopéias clássicas.
C)Se desenvolveu frequentemente sob a forma do folhetim, texto publicado nos jornais em capítulos, baseado em enredos de complicação sentimental, aventuras e intenção moralizante.
D)Teve nuances regionalistas, urbanas e passadistas, que, apoiadas no propósito de afirmação da nacionalidade, se exprimiram na exaltação da paisagem e dos costumes brasileiros.
E)Inclui obras como A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, Inocência, de Visconde de Taunay, O Seminarista, de Bernardo Guimarães, e O Guarani, de José de Alencar.
17. (ARL) Trata-se do último grande poeta romântico, e que foi um renovador da lírica brasileira. O erótico passa a ser uma das vertentes de sua poesia onde a mulher e Amor são tratados de forma realista e concreta. Por outro lado, volta-se para o social denunciando a realidade para a nação com versos abolicionistas fortes e linguagem repleta de exclamações e reticências. Estamos falando de:
A)Gonçalves Dias.
B)Álvares de Azevedo.
C)Casimiro de Abreu.
D)Castro Alves.
E)Sousândrade.
I.Pode-se afirmar que o romantismo brasileiro foi a manifestação artística que mais bem expressou o sentimento nacionalista desenvolvido com a independência do país.
II.Os romancistas românticos, preocupados com a formação de uma literatura que expressasse a cor local, criaram romances considerados regionais, mais pela temática do que pela linguagem.
III.A tendência indianismo do romantismo brasileiro tinha como objetivo a desmistificação do papel do índio na história do Brasil desde a colonização.
Quais estão corretas?
A)Apenas I
B)Apenas II
C)Apenas I e II
D)Apenas I e III
E)I, II e III
09. (ESPCEX)
“O incêndio – leão ruivo, ensanguentado,
A juba, a crina atira desgrenhado
Aos pampeiros dos céus!...
Travou-se o pugilato... e o cedro tomba...
Queimado..., retorcendo na hecatomba
Os braços para Deus.
A queimada! A queimada é uma fornalha!
A irara – pula o tapir!
... E às vezes sobre o cume de um rochedo
A corsa e o tigre – náufragos do medo –
Vão trêmulos se unir!”
Esse fragmento de poema apresenta características literárias da poesia:
A)Romântica condoreira, pela humanização da natureza, incontinência verbal, e pela presença de hipérboles e metáforas, com imagens grandiosas.
B)Ultrarromântica, pelo tom suave e melancólico com que descreve a destruição da natureza, descambando para o medo, o pessimismo e a melancolia.
C)Barroca, pelo jogo de metáforas, encadeadas através de antíteses e paradoxos, retratando conflito, dúvida, incerteza, ódio e religiosidade.
D)Arcádica, pelo descritivismo, pela objetividade, ausência de emoção, e pela identificação entre sentimentos do poeta e a natureza.
E)Da primeira fase romântica brasileira, quando se une a exaltação da natureza, sentimentalismo e religiosidade, através de uma linguagem acessível, conforme a simplicidade do tema.
10. (UEL-PR/2006)
“Mulher do meu amor! Quando aos meus beijos
treme a tua alma, como a lira ao vento,
das teclas de teu seio que harmonias,
que escalas de suspiros, bebo atento;”(...)
A franqueza com que Castro Alves exprime seus desejos em relação à mulher amada, como acima se vê, permite afirmar que:
A)O seu sentimentalismo amoroso é adulto, no sentido de que percorre a gama completa da carne e do espírito.
B)Seus poemas falam de amores não realizados, na medida em que a mulher é idealizada ao extremo.
C)O tédio existencial da segunda geração romântica, de que é típico representante, explica a sua concepção do amor aliado à morte.
D)A plenitude amorosa não é seu objetivo, pois preocupam-no unicamente problemas sociais.
E)O ressentimento que envolve seu espírito impregna de aspectos negativos tudo o que o rodeia, inclusive a mulher.
11. (PUC-RS) Dentro do Romantismo brasileiro, o regionalismo foi um tema que representou o golpe mais vigoroso desferido contra a literatura de modelos portugueses.
Aponte a alternativa em que todos os autores tiveram ligação com este tema romântico:
A)Visconde de Taunay / Bernardo Guimarães / José de Alencar
B)José de Alencar / Joaquim Manoel de Macedo / Manoel Antônio de Almeida
C)Franklin Távora / Visconde de Taunay / Álvares de Azevedo
D)Gonçalves Dias / Bernardo Guimarães / Joaquim Manoel de Macedo
E)Martins Pena / Casimiro de Abreu / Fagundes Varela
12. (ESPCEX)
I-Martins Pena foi, no teatro romântico brasileiro, o nosso primeiro autor popular, escrevendo comédias de costumes.
II-Manuel Antônio de Almeida é um autor de destaque do Romantismo brasileiro, por ter caracterizado muito bem o herói romântico, verdadeiro modelo de virtudes.
III-Júlio Diniz é um dos mais importantes autores do Romantismo português, explorando essencialmente a linha do romance histórico.
IV-Franklin Távora, dentro do Romantismo brasileiro, enquadra-se na linha regionalista, ambientando sua obra no Nordeste.
Em relação às afirmações acima, estão corretas:
A)I e II
B)II e III
C)III e IV
D)I e IV
E)I, II e III
13. (UFPE/2004) Indique a alternativa INCORRETA:
A)Alexandre Herculano, autor da primeira geração romântica, escreveu romances históricos ambientados na Idade Média.
B)Almeida Garrett iniciou o Romantismo português com a publicação do poema Camões.
C)A ação da peça Frei Luís de Sousa aproveita o filão temático do sebastianismo, desenvolvido após a batalha de Alcácer-Quibir (1578).
D)A extensa obra novelística de Camilo Castelo Branco pertence, sobretudo, à segunda geração romântica, mas, evoluindo no tempo, adere aos modos da terceira geração e até do Realismo.
E)As obras de Júlio Dinis, sobretudo As pupilas do senhor reitor, são bons exemplos dos exagerados sentimentais do Ultrarromantismo.
14. (PUC-SP/2008) Na poesia como na prosa do Romantismo, ocorre a idealização da figura do índio, o que se pode observar em alguns dos poemas de Gonçalves Dias ou no romance Iracema, de José de Alencar. Tal idealização atende ao seguinte compromisso desses autores:
A)enaltecimento dos padrões aristocráticos de conduta, comprometidos com os desdobramentos da luta popular pela Independência.
B)exaltação das virtudes naturais dos indígenas, interpretadas num código que as identificava com a coragem e a fidalguia cavalheirescas.
C)culto da simplicidade e da modéstia, vistas como bases morais inspiradoras para o desenvolvimento da vida burguesa.
D)condenação do processo colonial, responsável pela descaracterização da cultura indígena e dos valores populares.
E)valorização do lendário e do folclórico, tomados como inspiradores de uma arte nacional de estilo primitivista.
15. (EAD-UFPI/2009) Assinale a alternativa inteiramente correta acerca de Inocência (1872), romance de (1) ___, que faz parte da movimentação (2) ___ e se passa em um cenário (3)___.
A)(1) Joaquim Manuel de Macedo; (2) realista do Romantismo; (3) urbano, na cidade do Rio de Janeiro, por volta de 1880.
B)(1) José de Alencar; (2) romântica; (3) urbano, no Rio de Janeiro do século XVIII.
C)(1) Bernardo Guimarães; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) idílico, sertanejo, no interior de São Paulo, por volta de 1860.
D)(1) Alfredo D’Escragnolle Taunay; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) idílico, sertanejo, no interior do Mato Grosso, por volta de 1860.
E)(1) Franklin Távora; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) urbano, na cidade do Recife.
16. (AESPI/2006.1) Sobre o romance romântico no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
A)Suas características mais marcantes foram a profundidade psicológica e a análise crítica dos costumes da sociedade contemporânea.
B)Correspondeu, em grande parte, ao gosto da burguesia, a classe em ascensão no período, menos afeita às epopéias clássicas.
C)Se desenvolveu frequentemente sob a forma do folhetim, texto publicado nos jornais em capítulos, baseado em enredos de complicação sentimental, aventuras e intenção moralizante.
D)Teve nuances regionalistas, urbanas e passadistas, que, apoiadas no propósito de afirmação da nacionalidade, se exprimiram na exaltação da paisagem e dos costumes brasileiros.
E)Inclui obras como A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, Inocência, de Visconde de Taunay, O Seminarista, de Bernardo Guimarães, e O Guarani, de José de Alencar.
17. (ARL) Trata-se do último grande poeta romântico, e que foi um renovador da lírica brasileira. O erótico passa a ser uma das vertentes de sua poesia onde a mulher e Amor são tratados de forma realista e concreta. Por outro lado, volta-se para o social denunciando a realidade para a nação com versos abolicionistas fortes e linguagem repleta de exclamações e reticências. Estamos falando de:
A)Gonçalves Dias.
B)Álvares de Azevedo.
C)Casimiro de Abreu.
D)Castro Alves.
E)Sousândrade.
E as respostas?
ResponderExcluirtem como envia as resposta para meu e-mail agradeço marlonn_reis@hotmail.com
ResponderExcluirPreciso urgente desse gabarito, será possível? Tatynha1998@hotmail.com
ResponderExcluirpreciso urgente do gabarito me manda por e-mail se possivel amandabsence@gmail.com
ResponderExcluirPreciso das respostas da 1,2,10,13 URGENTE
ResponderExcluirPreciso das respostas da 1,2,10,13 URGENTE
ResponderExcluirPreciso das respostas da 1,2,10,13 URGENTE
ResponderExcluirPreciso das resposta 10 e 17, por favor.
ResponderExcluir